BeKeys

Notas, acordes e melodias ao seu ritmo.

Tipos de Teclados Musicais

Existem vários tipos de teclados musicais, cada um com suas próprias características e usos específicos. Aqui está uma lista detalhada dos diferentes tipos de teclados:

Piano Digital

Descrição: Ideal para aqueles que tem a necessidade ou desejo de obter uma experiência semelhante a um piano acústico, porém sem espaço o suficiente para um Piano de calda ou mesmo o vertical, o Piano Digital existe como uma alternativa emulando o som e a sensação do piano acústico usando tecnologia digital e a sensibilidade das teclas bem parecidas a um acústico. A quantidade de teclas é também equivalente (88 Teclas). A váriedade de timbres é baixa já que o objetivo final de quem busca um piano digital não é explorar diversos timbres como veremos adiante nos sintetizadores.



Características:

  • Muitas vezes possuem recursos adicionais como gravação e conectividade MIDI.
  • Menor e mais leve que os pianos acústicos.

Sintetizador

Descrição: Produz sons eletrônicos e pode imitar uma grande variedade de instrumentos. Características:
  • Utiliza osciladores, filtros e moduladores para criar sons únicos.
  • Amplamente usado em música eletrônica e produção musical.

Teclado Controlador MIDI

Descrição: Essa opção é muito usada possuindo pontos positivos e negativos. Por não possuir sons próprios os valores de teclados controladores tendem a ser mais acessíveis, o que é um atrativo para quem está procurando um instrumento, porém é importante considerar alguns pontos: Existe a necessidade de notebook ou smartphone para prover os timbres para sere controlados pelo teclado em conjunto a um software que irá conter a biblioteca de timbres necessária (como por exemplo o GarageBand ou Kontakt). Em alguns cenários onde esses custos a mais são somados ao valor do teclado controlador a economia não vale a pena para músicos que precisam de agilidade e facilidade no dia a dia, mas se tornam excelentes opções para produtores e home estúdios.

Vantagens:
  • Utilizado em estúdios de gravação e performance ao vivo.
  • Conecta-se a computadores e outros dispositivos MIDI.
Desvantagens:
  • Utilizado em estúdios de gravação e performance ao vivo.
  • Conecta-se a computadores e outros dispositivos MIDI.

Workstation

Descrição: Uma workstation é um tipo de teclado musical avançado que combina um sintetizador com um sequenciador e uma variedade de outras ferramentas de produção musical. Basicamente, uma workstation é um estúdio completo em um único dispositivo, permitindo aos músicos compor, gravar, editar e executar músicas sem precisar de equipamentos adicionais.Muitas workstations modernas incluem interfaces de áudio integradas, que permitem gravar e tocar áudio digital diretamente para e do computador. Elas também são compatíveis com software de produção musical (DAWs), o que oferece um fluxo de trabalho ainda mais flexível e poderoso. Essas características fazem das workstations uma ferramenta indispensável para compositores, produtores e músicos ao vivo, oferecendo tudo o que é necessário para criar, gravar e executar música em um único dispositivo.

Arranjador

Descrição: O Arranjador possui alguns pontos fortes para quem procura um teclado como uma gama de acompanhamentos e ritmos prontos. Outros tipos de teclado possuem alguns arranjos vindos de fábrica mas esse não é o foco. Uma outra caracteristica interessante do Arranjador em relação aos demais é que ele possui som próprio, geralmente possui um alto falante em cada extremidade não necessitando de nenhum periférico a mais para emitir sons, como fones de ouvido ou caixas de som, uma dependencia presente nos demais tipos de teclado que não possuem alto falantes (Exceções podem existir, por isso é sempre importante estar atento às especificações dos instrumentos que você se interessar).

Características:
  • Inclui ritmos e estilos de acompanhamento complexos.
  • Ideal para músicos solo e compositores.

Conclusão

Quando se trata de teclados, para cada seguimento, sonoridade, realidade existem pontos importantes que precisam ser analisádos para a aquisição de um instrumento. A boa noticia é que com uma grande variedade de opções no mercado com certeza você atingirá seus objetivos. Uma dica valiosa é (ainda mais se você estiver começando): Não se limite a especificaçòes, mas use o que você tem ao seu alcance, estude e aos poucos busque nos diversos tipos diferentes de teclado aquele que melhor se adapta ao seu som e à sua realidade. Espero que esse post tenha contribuído para o seu conhecimento, deixe abaixo seu comentário e fique a vontade para explorar mais artigos aqui no BeKeys, até a próxima!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

× Como posso te ajudar?